fbpx
Tempo de leitura 4 minutos

 

Nós sabemos que você que tem cachorro ou qualquer outro animal de estimação, se pudesse, levaria ele em todos os lugares com você.

O problema é que, com o preço da gasolina, tirar o carro da garagem, comparado ao preço das viagens de Uber, tornou-se uma ação cada vez mais esporádica.

Mas fica a pergunta:

-Vou ao parque, posso levar meu cachorro de Uber?

Nesse artigo de legislaCÃO, trazemos para você as dicas da própria empresa Uber de como fazer transporte do seu pet com conforto e segurança.

5 lugares que você precisa conhecer para passear com seu cachorro no ABC

Seja para levar seu cachorro ao parque ou a qualquer outro lugar, de acordo com a própria Uber, todos os serviços por ela oferecidos são Pet Friendly. Ou seja, aceitam a presença e permanência do seu cachorro.

Então o motorista da Uber é obrigado transportar meu Pet?

Depende. A advogada Camila Lima explica que, de acordo com as leis federais, se o seu cachorro é um cão guia, o motorista é obrigado a transportá-lo.

Isso porque a lei 11.126 de 2005 assegura à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas pela lei.

Vale ressaltar que a recusa de transporte de passageiro com cão-guia constitui ato de discriminação, sujeito a multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

Mas o meu cachorro não é um cão guia. O Uber ainda assim é obrigado a levá-lo?

Infelizmente, não. Caso o seu amiguinho não seja um cão guia, não existe nenhuma lei que obrigue o motorista da Uber a transportá-lo.

Para melhorar essa situação, a própria empresa Uber, dá algumas dicas de como facilitar esse transporte e conseguir sua carona mais rapidamente. São elas:

    1. Usar o próprio aplicativo para combinar com o motorista que aceitou a corrida. Você pode avisá-lo que está com um pet e perguntar se ele se sente confortável com seu companheiro.
    2. É interessante que animais de pequeno e médio porte fique dentro da caixinha ou bolsinha de transporte, assim ele fica bem mais protegido.
    3. Para os pets de porte grande, esteja com uma capa protetora ou uma coberta, para que você proteja os assentos do carro de possíveis imprevistos, afinal, alguém vai usar esse veículo depois de você.
    4. Por fim, se o seu pet não estiver sendo transportado na bolsa ou caixinha, é importante que esteja com coleira e cinto de segurança pet, ok?

Entenda que o serviço de fazer ou não um transporte pet friendly é uma escolha do motorista e da forma como você, passageiro, explica sua situação com seu cachorro (limpeza e segurança),  do que algo relacionado à empresa que fornece o serviço.

Esteja preparado para gastar um tempo – ou não, se tiver sorte, falando com motoristas e explicando suas necessidades.

Por isso, converse com gentileza e esteja aberto para receber alguns “nãos”.

Portanto, sabendo de tudo isso, fique sempre com o bom senso! Você tem os apetrechos necessários para sair com seu cachorro? Ele gosta de passear de carro? Pois muitos pets passam mal nos primeiros minutos dentro de um carro 🙁

Às vezes, a boa e velha volta na quadra ou até mesmo escolher um lugar que você possa ir andando com seu cachorro pode ser muito mais prazeroso para você e principalmente para ele!

Gostou do nosso artigo? Deixe sua opinião a respeito e siga nosso instagram para ficar por dentro de tudo do mundo da legislaCÃO.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá Aumigo 🐶 tudo bem? No que posso te ajudar?