castrar cachorro

Conheça as vantagens de castrar seu cachorro

Tempo de leitura 5 minutos

 

Castrar seu cachorro é uma ação é amplamente defendida pelos mais diversos veterinários, principalmente para evitar filhotes fofos e trabalhosos andando pela sua casa.

No entanto, alguns tutores, sentem como se eles mesmos fossem ser castrados ao invés de seus cachorros, outros têm medo do cachorro ficar muito triste ou ganhar de peso, histórias populares frequentemente contadas.

Mas você sabe se elas são verdade?

Abaixo você vai poder conferir porque a castração é tão importante para saúde do seu animal de estimação e as vantagens desta cirurgia para você – tutor.

Diminui o hábito de levantar a perna – marcar território

Cachorro marcando território

Castrar o cachorro diminui a marcação de território

O cachorro macho, ao longo de sua vida, desenvolve o hábito de marcar território.                                               

 

Por isso, é bem comum ouvir tutores de cachorros não castrados reclamando os xixis excessivos, seja em casa ou na hora do passeio.

Bom, saiba que, quando o cachorro macho é castrado até o seu primeiro ano de vida, ele provavelmente sequer desenvolverá esse hábito e, se mais velho, com a castração, o hábito pode diminuir muitoooo.

 

Castrar o cachorro faz ele engordar?

Nãããooo! A cirurgia de castração não vai fazer seu cachorro engordar. O que pode ocorrer é o aumento do apetite, logo, controle a dieta!

Você pode até pesquisar rações específicas para cachorros castrados e aproveitar para adotar uma rotina saudável em dupla (tutor e cachorro), como por exemplo, fazer caminhadas matinais e noturnas.

Seu cachorro fica mais tranquilão nos passeios

Ainda falando do cachorro macho, você deve saber que o objetivo de vida do seu menino – que está com os hormônios a todo vapor, é encontrar uma fêmea para fazer filhotinhos.

Isso faz com que seu cachorro pare na rua a cada 3 segundos e fique competindo com outros machos para conquistar uma fêmea no cio

~ ele fica literalmente causado e aquele passeio que tinha tudo para ser bacana, vira uma frustração.

A notícia boa é que com a castração, o seu cachorro não tem mais motivo para competir por uma fêmea no cio ou marcar todos os postes, árvores e muros da sua rua.

Sua menina não tem mais cio

As fêmeas não entram mais no cio, evitando que você tenha que lidar com o sangramento e gaste com fraldas e ‘absorventes caninos’.

Você não precisa esperar o primeiro cio para castrar a Fêmea

Um dos mitos mais comuns é se dizer que a sua amiguinha de quatro patas ficará depressiva se nunca tiver filhotes.

Essa afirmação não é verdadeira e

99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem câncer de mama!

Maior expectativa de vida

A expectativa de vida dos cães castrados é maior do que a dos cães não castrados. Os cães machos castrados, em geral, vivem aproximadamente 14% a mais

Seu cachorro continua sendo cachorro

Fazer a cirurgia de castração do seu cachorro não faz com que ele deixe de ser um cachorro. Ele continua sabendo farejar, brincar e correr como um pet.

A castração não deixa o seu cachorro entediado ou estressado por não querer mais se reproduzir. Cachorros castrados tendem ficar mais dóceis e mais próximos de seus donos.

Diminui os riscos do seu cachorro desenvolver câncer

Fêmeas castradas têm menor chance de desenvolverem tumores cancerígenos nas glândulas mamárias, em comparação com fêmeas não castradas.

A castração também evita que machos tenham tumores nos testículos e na próstata.

A cirurgia de castração não mutila o seu pet!

Muitas pessoas acham que é uma mutilação com o animal a realização dessa cirurgia, uma vez que “retira” algo do cachorro.

Bem, a cirurgia de castração existe desde a década de 70 nos EUA e é amplamente regularizada. Trata-se de uma cirurgia simples e rápida, com pós operatório bem tranquilo.

 

infográfico vantagens de castrar cachorro

Infográfico com as vantagens de castrar o cachorro

Se você deseja saber como é o procedimento para castrar seu cachorro recomendamos que fale com o seu médico veterinário.

Somente ele poderá lhe dizer qual o melhor tipo de anestesia para o seu pet, a melhor época para fazer o procedimento, bem como as necessidades especiais do seu amiguinho nos dias posteriores à cirurgia.

Curta nossas redes sociais para saber mais sobre o mundo de saúde animal =)

Tags: No tags

Deixe uma resposta